Publicidade
Publicidade
14/05/2007
-
16h49
da Folha Online
Uma pesquisa da Apas (Associação Paulista de Supermercados) mostra que as vendas do setor cresceram mais que o faturamento em 2006. A pesquisa, denominada "Painel de Mercado e Consumo" e realizada pela Nielsen e pela LatinPanel, aponta que enquanto as vendas cresceram 5,3% no ano passado, o faturamento subiu 2,1%.
Segundo o estudo, o motivo para o faturamento ficar abaixo das vendas ocorreu pela queda no preço de algumas marcas, assim como pelo crescimento das vendas de outras marcas mais baratas.
Além disso, segundo a Apas, a queda de preços também é reflexo da concorrência mais acirrada. Desde o início do plano real, em 1994, o faturamento do setor supermercadista cresceu 15,6% --descontando-se a inflação- e atingiu R$ 124,1 bilhões em 2006. No mesmo período, o número de lojas saltou de 37,5 mil para 73,7 mil em todo o país, representando um aumento de 96,5%.
Outra novidade apontada no estudo é a mudança do perfil das lojas. Enquanto os estabelecimentos menores tiveram incremento de 3,9% em seu faturamento no ano de 2006, as lojas médias tiveram redução de 0,8% e os grandes supermercados, queda de 3,2%.
Um dos motivos para esse aumento no faturamento entre as lojas menores é também o perfil de cada consumidor. O estudo mostra que 62% fazem suas compras a pé e que, por isso, dão preferência por estabelecimentos próximos aos seus lares.
Segundo a Apas, o consumidor também se mostra "infiel": cerca de 47% deles visitam mais de uma loja para comparar preços. Aliás, este fator é apontado como o mais importante na decisão de compra, uma vez que 69% dos consumidores comparam preços entre marcas antes de comprar.
Segundo o presidente da Apas, João Sanzovo, o estudo mostra que o consumidor equilibrou suas despesas e receitas no ano de 2006, o que leva a crer em um aumento ainda maior das vendas em 2007.
Prova disso é que, segundo a Abras (Associação Brasileira de Supermercados), as vendas cresceram 7% no primeiro trimestre frente ao mesmo período de 2006.
Leia mais
Para crescer, redes de varejo miram os últimos pequenos
Marcas próprias querem triplicar participação nos supermercados
Vendas de supermercados crescem 9,81% em março
Abras confirma Wal-Mart em 2º lugar e revisa números de 2006
Carrefour compra Atacadão e se transforma em líder do setor no Brasil
Especial
Leia o que já foi publicado sobre a Apas
Vendas crescem mais que faturamento em supermercados em 2006
Publicidade
Uma pesquisa da Apas (Associação Paulista de Supermercados) mostra que as vendas do setor cresceram mais que o faturamento em 2006. A pesquisa, denominada "Painel de Mercado e Consumo" e realizada pela Nielsen e pela LatinPanel, aponta que enquanto as vendas cresceram 5,3% no ano passado, o faturamento subiu 2,1%.
Segundo o estudo, o motivo para o faturamento ficar abaixo das vendas ocorreu pela queda no preço de algumas marcas, assim como pelo crescimento das vendas de outras marcas mais baratas.
Elizabeth Dalziel/AP |
Cerca de 47% dos consumidores visitam mais de uma loja para comparar preços |
Outra novidade apontada no estudo é a mudança do perfil das lojas. Enquanto os estabelecimentos menores tiveram incremento de 3,9% em seu faturamento no ano de 2006, as lojas médias tiveram redução de 0,8% e os grandes supermercados, queda de 3,2%.
Um dos motivos para esse aumento no faturamento entre as lojas menores é também o perfil de cada consumidor. O estudo mostra que 62% fazem suas compras a pé e que, por isso, dão preferência por estabelecimentos próximos aos seus lares.
Segundo a Apas, o consumidor também se mostra "infiel": cerca de 47% deles visitam mais de uma loja para comparar preços. Aliás, este fator é apontado como o mais importante na decisão de compra, uma vez que 69% dos consumidores comparam preços entre marcas antes de comprar.
Segundo o presidente da Apas, João Sanzovo, o estudo mostra que o consumidor equilibrou suas despesas e receitas no ano de 2006, o que leva a crer em um aumento ainda maior das vendas em 2007.
Prova disso é que, segundo a Abras (Associação Brasileira de Supermercados), as vendas cresceram 7% no primeiro trimestre frente ao mesmo período de 2006.
Leia mais
Especial
Publicidade
As Últimas que Você não Leu
Publicidade
+ LidasÍndice
- Ministério Público pede bloqueio de R$ 3,8 bi de dono de frigorífico JBS
- Por que empresa proíbe caminhões de virar à esquerda - e economiza milhões
- Megarricos buscam refúgio na Nova Zelândia contra colapso capitalista
- Com 12 suítes e 5 bares, casa mais cara à venda nos EUA custa US$ 250 mi
- Produção industrial só cresceu no Pará em 2016, diz IBGE
+ Comentadas
- Programa vai reduzir tempo gasto para pagar impostos, diz Meirelles
- Ministério Público pede bloqueio de R$ 3,8 bi de dono de frigorífico JBS
+ EnviadasÍndice