Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/05/2007 - 16h49

Vendas crescem mais que faturamento em supermercados em 2006

Publicidade

da Folha Online

Uma pesquisa da Apas (Associação Paulista de Supermercados) mostra que as vendas do setor cresceram mais que o faturamento em 2006. A pesquisa, denominada "Painel de Mercado e Consumo" e realizada pela Nielsen e pela LatinPanel, aponta que enquanto as vendas cresceram 5,3% no ano passado, o faturamento subiu 2,1%.

Segundo o estudo, o motivo para o faturamento ficar abaixo das vendas ocorreu pela queda no preço de algumas marcas, assim como pelo crescimento das vendas de outras marcas mais baratas.

Elizabeth Dalziel/AP
Cerca de 47% dos consumidores visitam mais de uma loja para comparar preços
Cerca de 47% dos consumidores visitam mais de uma loja para comparar preços
Além disso, segundo a Apas, a queda de preços também é reflexo da concorrência mais acirrada. Desde o início do plano real, em 1994, o faturamento do setor supermercadista cresceu 15,6% --descontando-se a inflação- e atingiu R$ 124,1 bilhões em 2006. No mesmo período, o número de lojas saltou de 37,5 mil para 73,7 mil em todo o país, representando um aumento de 96,5%.

Outra novidade apontada no estudo é a mudança do perfil das lojas. Enquanto os estabelecimentos menores tiveram incremento de 3,9% em seu faturamento no ano de 2006, as lojas médias tiveram redução de 0,8% e os grandes supermercados, queda de 3,2%.

Um dos motivos para esse aumento no faturamento entre as lojas menores é também o perfil de cada consumidor. O estudo mostra que 62% fazem suas compras a pé e que, por isso, dão preferência por estabelecimentos próximos aos seus lares.

Segundo a Apas, o consumidor também se mostra "infiel": cerca de 47% deles visitam mais de uma loja para comparar preços. Aliás, este fator é apontado como o mais importante na decisão de compra, uma vez que 69% dos consumidores comparam preços entre marcas antes de comprar.

Segundo o presidente da Apas, João Sanzovo, o estudo mostra que o consumidor equilibrou suas despesas e receitas no ano de 2006, o que leva a crer em um aumento ainda maior das vendas em 2007.

Prova disso é que, segundo a Abras (Associação Brasileira de Supermercados), as vendas cresceram 7% no primeiro trimestre frente ao mesmo período de 2006.

Leia mais
  • Para crescer, redes de varejo miram os últimos pequenos
  • Marcas próprias querem triplicar participação nos supermercados
  • Vendas de supermercados crescem 9,81% em março
  • Abras confirma Wal-Mart em 2º lugar e revisa números de 2006
  • Carrefour compra Atacadão e se transforma em líder do setor no Brasil

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a Apas
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página