Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
15/05/2007 - 09h57

Vendas do varejo sobem 11,5% em março em relação a 2006, diz IBGE

Publicidade

CLARICE SPITZ
da Folha Online, no Rio

A Páscoa e a manutenção da oferta de crédito, juros em queda e aumento da massa salarial fizeram com que as vendas do comércio varejista subissem 1,1% em março ante fevereiro (com ajuste sazonal), informou o IBGE. Na comparação com o mesmo mês do ano passado, o crescimento das vendas chegou a 11,5%.

No primeiro trimestre deste ano, o volume de vendas do comércio já acumula alta de 9,7%, o que representa o melhor resultado para um primeiro trimestre desde o início da série histórica, iniciada em 2002.

Elizabeth Dalziel/AP
Hipermercados foram maior responsável por alta das vendas do comércio varejista
Hipermercados foram maior responsável por alta das vendas do comércio varejista
"A Páscoa neste ano foi no início de abril, o que se refletiu nas vendas de março. Além disso, as condições favoráveis da economia continuam", afirma Reinaldo Pereira, da Coordenação de Comércio do IBGE, citando o aumento do rendimento e a estabilidade do emprego.

O setor de Hipermercados, Supermercados, Produtos Alimentícios, Bebidas e Fumo, que detém o maior peso do comércio brasileiro, subiu 1,2% em março ante fevereiro. Na comparação com março do ano passado, ele apresentou uma alta de 9,3% e correspondeu a cerca 42% da taxa global --no primeiro trimestre, o setor acumula alta de 7,1%.

"O desempenho continua refletindo o aumento do poder de compra da população, basicamente do aumento da massa real de salário da economia", diz o boletim do IBGE.

Já o segmento de Móveis e Eletrodomésticos subiu 18,1% ante março do ano passado. Beneficiado pela oferta de crédito, rendimento real e estabilidade do emprego, as vendas nesse segmento representaram 23% da taxa global. Na comparação com o mês anterior, esse segmento apresentou alta de 1,3%.

Os Tecidos, Vestuário e Calçados apresentaram alta de 9,9% nas vendas ante março de 2006. Na comparação com ajuste sazonal, eles reverteram uma queda de 2,5% no mês anterior e apresentaram expansão de 2,7% em março. Combustíveis e lubrificantes tiveram leve queda de 0,1% em março ante fevereiro. Na comparação com o mesmo mês do ano passado, eles apresentaram expansão de 7,0%.

A média móvel trimestral --indicador de tendência-- aponta para trajetória de alta, segundo Pereira. Nos últimos 12 meses, as vendas do varejo chegam a 7,3%. No ano passado, o comércio apresentou uma expansão de 6,2%. "Nesse raciocínio, mantidas as condições, vamos passar o ano passado", disse Pereira.

Por Estados, na comparação com março de 2006, as 27 unidades da federação tiveram resultado positivo. A maior variação foi registrada em Alagoas, com alta de 29%. Em São Paulo, que tem maior destaque no comércio varejista, houve alta de 13,9%.

Entre fevereiro e março, as vendas do comércio subiram em 18 das 27 unidades da federação. A maior alta ocorreu no Rio Grande do Norte (5,8%). Já o menor resultado ocorreu no Acre (-3,1%).

Metodologia

A PMC (Pesquisa Mensal de Comércio) é realizada mensalmente pelo IBGE em todo o país. Vale ressaltar que, para mensurar o desempenho do setor, o IBGE apura a receita bruta de revenda das empresas varejistas formais com 20 ou mais pessoas ocupadas. Ao todo, são 9 mil informantes em todo o país.

Leia mais
  • Vendas crescem mais que faturamento em supermercados em 2006
  • Preços no varejo de São Paulo registraram alta de 0,41% em abril
  • Comércio tem melhor desempenho de vendas para o Dia das Mães desde 2004
  • Vendas do pequeno varejo caem 1,9% em março
  • Vendas do comércio crescem 7,6% em abril, indica Serasa

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre pesquisas de comércio do IBGE
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página