Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
15/05/2007 - 10h08

Preços ao consumidor sobem 0,4% nos EUA em abril

Publicidade

da Folha Online

O CPI (Índice de Preços ao Consumidor, na sigla em inglês) teve um ligeiro recuo em abril, apontando alta de 0,4% nos EUA em abril, contra 0,6% em março, informou nesta terça-feira o Departamento do Trabalho.

O núcleo dos preços (que exclui alimentos e energia) teve alta de 0,2% no mês passado, acima do 0,1% registrado um mês antes.

Os preços dos alimentos deram impulso à alta, mas os da energia continua a exercer a maior pressão (ainda que menor que a observada em abril). Os preços dos alimentos tiveram ligeiro aumento, com alta de 0,4% (contra 0,3% em março), mas o de energia subiu 2,4%. O dado representa um recuo considerável ao registrado em março (quando teve alta de 5,9%), mas no trimestre encerrado em abril acumula alta anualizada de 43,3%.

O indicador dos preços da energia relativo a derivados de petróleo teve uma alta de 4,6%, contra 10,1% de aumento em março.

O núcleo dos preços acumulou alta de 1,9% nos três meses encerrados em abril e de 2,3% nos 12 meses também encerrados no mês passado. No índice geral, o acumulado nos três meses até abril é de 5,7% e nos 12 meses até abril, de 2,6%.

O índice geral ficou abaixo das expectativas dos investidores, que previam uma alta de 0,5%; para o núcleo, a previsão era de alta de 0,2%.

O índice geral abaixo do previsto e o núcleo em linha com o previsto não modificaram as expectativas quanto à política de manutenção dos juros por parte do Federal Reserve (Fed, o BC americano). O banco se reuniu na semana passada e decidiu pela estabilidade da taxa de juros em 5,25%, e indicou que as pressões inflacionárias continuam na economia americana.

Leia mais
  • Preços no atacado nos EUA sobem 0,7% em abril
  • Federal Reserve mantém taxa de juros em 5,25% ao ano
  • Fed mantém juros em 5,25% ao ano nos EUA; veja íntegra da nota

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre juros nos EUA
  • Leia o que já foi publicado sobre a inflação nos EUA
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página