Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
17/05/2007 - 12h02

Agência eleva nota de 8 bancos; dois recebem grau de investimento

Publicidade

da Folha Online

A agência de classificação de risco Standard & Poor's elevou nesta quinta-feira os "ratings" (notas de risco) de oito instituições financeiras brasileiras, um dia depois de revisar o de crédito soberano do Brasil de "BB" para "BB+". Destas oito, duas alcançaram o grau de investimento ("investiment grade").

Os bancos Bradesco, Itaú e Itaú BBA receberam a nota "BBB-", que indica grau de investimento, para o rating em moeda estrangeira o --os três ficaram com perspectiva positiva.

Unibanco, Citibank, Santander e HSBC foram elevados de "BB" para "BB+", um passo do grau de investimento --a perspectiva ficou positiva. Já o Banco Votorantim passou de "BB" para "BB+" com perspectiva estável.

"A elevação dos ratings das instituições financeiras reflete a melhora na qualidade de crédito com base nos próprios méritos delas, bem como o suporte de seus controladores e nossa percepção acerca das melhorias no ambiente operacional em que atuam", diz a agência em nota.

A Standard & Poor's também elevou os ratings de crédito de uma empresa de administração de recursos de terceiros e de três seguradoras. Segundo a agência, as notas refletem o papel que "desempenham como subsidiárias do Unibanco, Bradesco e Itaú, de tal forma que seus 'ratings' acompanham as de seus controladores".

O "rating", na prática, significa uma recomendação da agência classificadora sobre as chances de um país, ou mesmo uma empresa, atrasar o pagamento de seus compromissos financeiros. Quanto maior a nota, menor a probabilidade de calote.

A melhora ("upgrade") de um rating significa que países ou empresas podem levantar recursos no exterior pagando juros menores. Também sinaliza que o fluxo de recursos externos para um país pode aumentar, já que aumenta a confiança dos investidores globais naquela economia, o que explica a desvalorização cambial.

Especial
  • Enquete: O que você pretende fazer com o dólar abaixo dos R$ 2?
  • Acompanhe a cotação do dólar durante o dia
  • Leia o que já foi publicado sobre a cotação do dólar
  • Leia o que já foi publicado sobre a Bovespa
  • Folha Explica o dólar e sua importância no mundo globalizado
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página