Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
31/05/2001 - 18h27

Nordeste terá que reduzir de 26% a 30% o consumo de energia,diz Lula

Publicidade

RICARDO MIGNONE
da Folha Online

O presidente de honra do PT, Luiz Inácio Lula da Silva, disse no final da tarde que a região Nordeste vai precisar de um racionamento muito maior do que o previsto para evitar um colapso no fornecimento de energia. Segundo dados divulgados pelo PT, a redução de consumo no Nordeste terá que ser entre 26% e 30%, contra expectativa de 20% do governo federal.

Lula afirmou que o reservatório de Sobradinho (BA), maior hidrelétrica da região, vai fechar o mês de junho com apenas 19% da capacidade de armazenamento de água. A expectativa anterior era de um índice de 25% no nível água.

Se a situação persistir e as medidas de racionamento não surtirem efeito, Sobradinho estará em novembro com apenas 5% da capacidade. "Cabe ao governo não pedir apenas o sacrifício da população, mas dizer quanto e quando será investido no setor elétrico para superar a crise", disse Lula, que citou dois casos de má administração do setor.

Ele criticou a terceira linha de transmissão de Itaipu (PR), que segundo ele está pronta mas não funciona, porque o governo teria comprado um gerador da Ucrânia fora das especificações.

O outro caso é o da Usina Porto Primavera (SP), que está pronta e vertendo água, mas nenhuma das suas nove turbinas está instalada, informou Lula. Como proposta emergencial, o PT sugeriu que o setor de alumínio, que é responsável pelo consumo de 8% da energia do país, paralise a produção temporariamente, uma vez que 80% do volume produzido é voltado para exportação.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página