Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
06/06/2001 - 13h34

Demanda por eletricidade no Brasil cresce mais que PIB, diz OCDE

Publicidade

ELAINE COTTA
da Folha Online

A demanda por eletricidade no Brasil crescerá em ritmo mais acelerado que o PIB (Produto Interno Bruto) do país, segundo previsões divulgadas hoje em relatório da OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico) sobre o Brasil.

Para a OCDE, o recém-inaugurado gasoduto Bolívia-Brasil, que utilizará gás importado para abastecer usinas movidas a gás natural, pode ser a maneira mais rápida para o país ampliar a capacidade e diversificar as fontes de suprimento de energia.

O estudo da OCDE classifica o setor energético brasileiro como um dos menos carbono-intensivos do mundo, devido à maior utilização de energia hidrelétrica e destaca que a o uso de outras fontes de energia, como os combustíveis obtidos de biomassa, seriam soluções viáveis para o país.

No relatório divulgado hoje, a OCDE recomendou maior coordenação entre as agências de regulação dos setores privatizados da economia 'com o objetivo de aumentar a concorrência no mercado doméstico''. A OCDE destacou em particular, os problemas de definição de preços e comportamento predatório que devem ser tratados pelos órgãos reguladores da concorrência.

A OCDE reúne os 30 países. O Brasil não integra a organização.

  • Veja especial sobre a Crise Energética
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página