Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
06/06/2001 - 14h13

Grandes consumidores de energia tem participação menor no PIB

Publicidade

ANA PAULA GRABOIS
da Folha Online, no Rio de Janeiro

A indústria de eletrointensivos (alumínio e siderurgia) consome 62% do total da energia do setor industrial. No entanto, a participação do setor no PIB industrial é de apenas 26,6%. Esse segmento industrial também é o que menos emprega na indústria, com 27,6% de participação.

As informações são parte de um estudo elaborado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a partir de dados da Pesquisa Industrial Anual, de 1998.

"Aqueles que consomem mais não tem o mesmo peso no PIB industrial. Embora seja necessário considerar sua importância para toda a cadeia produtiva. Os eletrointensivos produzem pouco em PIB, mas para muitos", comentou o chefe do departamento de indústria do IBGE, Sílvio Sales.

Já o baixo consumidor industrial gasta 13,4% da energia consumida pela indústria, contribui com 40,1% do PIB industrial e emprega 35,6% do pessoal ocupado na indústria. Desde 1999, com a estabilidade econômica, os baixos consumidores industriais têm mostrado crescimento.

O médio consumidor de energia consome 24,6% do total do setor industrial, participa com 33,2% do PIB da indústria e emprega 36,8% do total do pessoal ocupado no setor.

Neste estudo, o IBGE considerou indústrias com pelo menos 30 pessoas, o que representa 95% do PIB industrial.

São exemplos de eletrointensivas as indústrias de metalurgia, incluindo o alumínio, papel e celulose, têxtil, química e siderurgia.

  • Veja especial sobre a Crise Energética
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página