Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
21/08/2001 - 12h13

Trabalhadores podem sacar PIS/Pasep a partir de amanhã

Publicidade

FABIANA FUTEMA
da Folha Online

O Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal começam a pagar a partir de quarta-feira os rendimentos e abonos do PIS/Pasep para trabalhadores da iniciativa privada e servidores públicos. Neste ano, o calendário de pagamento do PIS/Pasep foi antecipado em um mês, de setembro para agosto, com o objetivo de ampliar o número de saques dos benefícios.

Têm direito ao abono de um salário mínimo (R$ 180) os trabalhadores cadastrados no PIS/Pasep até 1996; com média salarial de até dois mínimos mensais em 2000; que tenham trabalhado, pelo menos, 30 dias com carteira assinada. Os rendimentos são pagos aos trabalhadores cadastrados no PIS/Pasep até 4 de outubro de 1988.

Além da antecipação de pagamento, o calendário do PIS/Pasep também foi alterado. O calendário de pagamento é definido de acordo com a data de aniversário de cada trabalhador. A partir deste ano, a variação do pagamento será feita mensalmente. Antes, havia uma quebra quinzenal do calendário.

De acordo com o calendário deste ano, começam a receber o benefício na próxima semana os nascidos no mês de julho. No caso do PIS, o trabalhador poderá sacar o dinheiro numa das agências da Caixa ou nas casas lotéricas.

Os últimos a receber o dinheiro são os nascidos em junho, que poderão resgatar os rendimentos e abonos do PIS/Pasep a partir de 19 de dezembro. A partir daí, o calendário estará aberto para todos os trabalhadores, independentemente da data de aniversário, até 28 de agosto de 2001. Quem deixar de sacar o abono até este prazo perderá direito ao dinheiro, que será incorporado ao FAT (Fundo de Amparo ao Trabalhador). No caso dos rendimentos não-sacados, o dinheiro é incorporado à conta individual, podendo ser sacado na aposentadoria, por exemplo.

O calendário de pagamento do Pasep é o mesmo do PIS. A diferença é que em vez do mês de aniversário, a definição do pagamento é feita de acordo com o número de inscrição do servidor público.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página