Dinheiro
04/06/2007 - 11h30

José Alencar diz que Brasil joga dinheiro pela janela com juros altos

Publicidade

MÁRCIO RODRIGUES
da Folha Online

O presidente em exercício, José Alencar, afirmou nesta segunda-feira que o Brasil "joga dinheiro pela janela" ao praticar juros tão altos. A afirmação foi feita durante a abertura do seminário Ethanol Summit 2007, em São Paulo.

"Me disseram que na presidência não devo falar mal dos juros. No entanto, como estou em uma democracia, vou falar", afirmou Alencar antes de criticar a política monetária do governo.

A declaração é feita na semana em que o Copom (Comitê de Política Monetária) se reúne para definir a nova Selic, taxa básica de juros da economia brasileira, atualmente em 12,5%.

Segundo Alencar, apenas no primeiro governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o Brasil pagou R$ 600 bilhões em juros. "Se tivéssemos reduzido a taxa nominal fosse a metade da praticada, haveria a economia de R$ 300 bilhões, que poderiam ser usados para saúde, educação e infra-estrutura, uma vez que temos um orçamento muito enxuto que não contempla todas as necessidades", afirmou.

Ainda segundo Alencar, mesmo que a taxa fosse a metade, o juro brasileiro ainda seria três vezes superior à média praticada pelo mundo.

Expectativa

Boa parte do mercado projeta a execução de dois cortes consecutivos de 0,50 ponto percentual pelo próximos meses. Essa avaliação, no entanto, está longe de ser consensual, e mesmo "partidários" de cortes dessa tamanho listam boas razões para o Comitê manter o ritmo habitual de 0,25 ponto percentual.

"A reunião do Copom parecer ser a mais difícil em termos de previsibilidade dos últimos tempos", avalia o economista-chefe da Modal Asset Management, Alexandre Póvoa. A aposta em torno do corte de de 0,50 ponto percentual começou ainda em abril, na data da última reunião do Copom.

Com Epaminondas Neto

 

FolhaShop

Digite produto
ou marca