Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
26/06/2007 - 13h29

Presidente da Serasa defende implantação "urgente" do cadastro positivo

Publicidade

MÁRCIO RODRIGUES
da Folha Online

O presidente da Serasa, Élcio de Lucca, defendeu nesta terça-feira a implantação "urgente" do cadastro positivo. De acordo com ele, a implementação desse sistema irá alavancar o crédito e reduzir os juros cobrados.

A proposta do cadastro positivo prevê a criação de um banco de dados de proteção ao crédito com o histórico de créditos e pagamentos dos consumidores, o que, em tese, serviria para reduzir os juros pagos por aqueles que tenham melhor histórico financeiro.

Segundo Lucca, o projeto está, atualmente, no Congresso Nacional, mas não existe um previsão concreta para a votação. "A implantação desse cadastro é urgente e já deveria estar em vigor, mesmo que por Medida Provisória. Isso [o cadastro positivo] iria alavancar o mercado de crédito no Brasil.

Ainda de acordo com o executivo, a Serasa já possui um sistema pronto para entrar em operação. "Assim que o governo aprovar o cadastro positivo, já poderemos implementá-lo no dia seguinte", garantiu.

Lucca fez as declarações durante o anúncio de venda da Serasa para o grupo irlandês de análise de crédito Experian. O preço pago pela parcela inicial da compra (65%) é de US$ 1,2 bilhão (cerca de R$ 2,32 bilhões). Segundo comunicado da Experian, nos próximos seis meses a participação na Serasa deve chegar a 70%.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página