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12/09/2001 - 12h26

Papel higiênico encolhe 10 metros e preço sobe 31%

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ANA PAULA GRABOIS
da Folha Online, no Rio de Janeiro

O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) já começou a apurar o efeito da maquiagem de produtos na inflação de agosto, medida pelo IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo).

O papel higiênico subiu 31% no período e foi o principal responsável pela alta de 3,91% no grupo de higiene pessoal. Apenas o papel higiênico representou 0,06 ponto percentual da variação de 0,70% do IPCA de agosto.

Os fabricantes de papel higiênico diminuíram o tamanho do produto de 40 metros para 30 metros, mas a queda de preços não foi proporcional.

De acordo com a gerente do sistema de índices de preços do IBGE, Eulina Nunes Dos Santos, ainda não há dados suficientes para medir o efeito da maquiagem de preços em outros produtos, como biscoitos, sardinha e achocolatados.

A economista acrescentou, no entanto, o papel higiênico representa o maior peso entre os demais na formação do índice.
 

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