Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
13/09/2001 - 19h40

DAC muda regras de segurança dos aeroportos brasileiros

Publicidade

FABIANA FUTEMA
da Folha Online

O atentado terrorista nos Estados Unidos endureceu as regras de segurança nos aeroportos brasileiros. O DAC (Departamento de Aviação Civil) e Infraero (administradora dos aeroportos brasileiros) estabeleceram hoje novas regras de seguranças para as companhias aéreas instaladas no país.

Segundo o vice-presidente técnico da Gol, Davi Barioni Neto, as novas regras alteram as rotinas de segurança das aeronaves, aeroportos e bagagem. Uma das alterações é o fim do check-in remoto. A partir de agora, o check-in só poderá ser feito no aeroporto.

Exemplo disso são os passageiros que faziam check-in em Jacarepaguá (RJ), por exemplo, para embarcar no Galeão. Agora, esses passageiros terão de fazer o check-in no Galeão.

Outra mudança é a obrigatoriedade de identificação de todas as bagagens, inclusive as de mão. Antes, apenas as bagagens de mão acima de cinco quilos precisavam ser identificadas.

As companhias aéreas também vão exigir a partir de agora a identificação do passageiro com RG e foto no check-in e portão de embarque. Antes, a identificação acontecia apenas no check-in.

Segundo Barioni Neto, o acesso às aeronaves e balcão das companhias aéreas será restringido. Apenas pilotos, comissários e pessoal de manutenção terão acesso às aeronaves.

Isso significa que funcionários terceirizados de limpeza, por exemplo, não terão mais acesso às aeronaves.

Apenas supervisores e funcionários com muito tempo de casa ou indicados pela companhia poderão ter acesso aos balcões das companhias nos aeroportos do check-in para frente.

Acompanhe a situação dos aeroportos dos EUA
Leia mais no especial sobre atentados nos EUA
Leia mais sobre os reflexos do terrorismo na economia
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página