Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/09/2001 - 08h48

Bolsas asiáticas fecham em queda; Tóquio é exceção e sobe 4,12%

Publicidade

da Reuters

A maior parte das Bolsas de Valores asiáticas fechou hoje com grande desvalorização, em razão das consequências dos ataques nos Estados Unidos.

Os mercados da Ásia aguardam cautelosos e com temores a reabertura de Wall Street, que prevêem, será marcada por fortes quedas.

''Eles (mercados) já tem uma perspectiva de como as negociações norte-americanas irão se movimentar: fortemente para baixo'', disse Choi Young-know, administrador de fundos do Tongyang Investment Trust Management.

Analistas disseram que os mercados esperam um corte de 0,5 ponto percentual nas taxas de juros norte-americanas antes da retomada das negociações em Wall Street -prevista para segunda-feira- diante das estimativas de um aprofundamento da recessão global.

''Nas próximas semanas economistas devem reduzir suas previsões para o crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) de todo o mundo, não apenas para 2001 como também para 2002'', disse Gregory Yap, gerente de pesquisa do OCBC Investment Research.

Além dos efeitos sobre a economia, investidores e operadores receiam ainda a possível retaliação dos Estados Unidos.

As duas exceções da região foram a bolsa de Tóquio, onde o índice Nikkei fechou em alta de 4,12%, aos 10.008 pontos -animado com notícias de que a varejista Mycal Corp iniciou os procedimentos de falência, aumentando as esperanças de controle de empréstimos ruins- e em Hong Kong, cujo índice Hang Seng teve leve alta de 0,9%, aos 9.655 pontos, liderada por uma recuperação na China Mobile.

Ainda assim, analistas disseram que esses dois mercados continuam nervosos em relação aos acontecimentos nos Estados Unidos.

Na Coréia do Sul, o índice da Bolsa local caiu 3,4%, para 482 pontos.

Na Malásia, o índice da Bolsa de Kuala Lumpur recuou 3%, para 644 pontos.

Em Cingapura, o índice Straits Times teve desvalorização de 2,67%, aos 1.400 pontos. Líderes de mercado, como a Singapore Airlines foram golpeados pelas consequências dos ataques.

Na Indonésia, o índice da Bolsa de Jacarta caiu 1,6%, para 425 pontos.

Em Taiwan, o índice Taiwan Weighted teve forte queda de 4,5%, aos 3.774 pontos, o menor nível em oito anos e meio.

Na Tailândia, o índice Thailand Set despencou 6,5%, para 288 pontos, quebrando a barreira psicológica dos 300 pontos.

Leia mais no especial sobre atentados nos EUA

Leia mais sobre os reflexos do terrorismo na economia


 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página