Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/09/2001 - 15h47

Ataques podem custar milhares de empregos na aviação civil

Publicidade

da Reuters

Milhares de empregos nas companhias aéreas correm o risco de desaparecer com a queda acentuada nas ações do setor e com os temores de perdas financeiras gigantescas depois dos atentados desta terça-feira nos Estados Unidos.

Se milhões de pessoas passarem a evitar viagens de avião, como previsto por algumas companhias, as companhias aéreas poderão ser obrigadas a cortar drasticamente os custos, dizem analistas.

A British Airways -cujas ações despencaram hoje 14%, para níveis vistos apenas durante a Guerra do Golfo- deve estar entre as companhias mais afetadas da Europa dada a sua dependência de vôos transatlânticos, apontaram analistas.

Uma porta-voz da empresa disse que era cedo demais para especular, mas admitiu que a companhia pretende tomar medidas severas se for necessário.

A escala dos acontecimentos de Nova York e Washington leva muita incerteza ao setor, mas poucos duvidam que os turistas mundo afora hesitarão em embarcar em um avião comercial.

''Não há dúvidas de que a vida será diferente para as companhias aéreas e que os negócios transatlânticos serão bem menores ao longo dos próximos dois anos'', disse Chris Avery, da J.P. Morgan.

As viagens de negócios já caíram acentuadamente devido ao desaquecimento da economia, que levou empresas em todo o mundo a cortar orçamentos de viagens.

Qualquer esperança de uma volta ao volume normal de tráfego foi eliminada depois que alertas de segurança levaram hoje a mais cancelamentos de vôos em aeroportos norte-americanos.

Praticamente todas as grandes companhias aéreas mundiais -desde a Europa até a Ásia- registraram baixas importantes em seus papéis nos últimos dias.

Leia mais no especial sobre atentados nos EUA

Leia mais sobre os reflexos do terrorismo na economia

Acompanhe a situação dos aeroportos dos EUA
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página