Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
15/09/2001 - 09h00

Conheça os efeitos da crise sobre a economia mundial

Publicidade

da Folha Online

O tamanho do estrago ainda não está muito claro, mas os economistas não têm dúvidas. Os ataques terroristas aos EUA deverão frear o crescimento da economia mundial. A Folha Online fez um especial sobre os reflexos do terrorismo na economia.

Num primeiro momento, devem cair os negócios com turismo, viagens aéreas e o desempenho dos bancos que tinham escritórios no World Trade Center. sse efeito seria rápido, mas limitado. A maior preocupação é com a alta do preço do petróleo _que poderia trazer inflação e inibir o crescimento dos países_, e com a queda na confiança dos consumidores (veja especial).

Mercados
O mercado financeiro encerrou a semana sem rumo. Os investidores aguardam a abertura das Bolsas norte-americanas, prevista para esta segunda-feira. As principais Bolsas da Europa terminaram a sexta-feira com fortes quedas. Em Londres, por exemplo, a baixa foi de 3,8%. A Bolsa de Valores de São Paulo caiu 2,63%. Somente da última terça para hoje o índice da Bovespa acumula perdas de 15,83% (na semana, a queda foi de 18,12%).

O dólar comercial subiu 1,12% e encerrou o dia a R$ 2,690 na venda (na semana, a alta foi de 4,06%). O petróleo também foi contagiado pelo nervosismo no mercado internacional e subiu 3,74%. O barril do petróleo tipo Brent fechou cotado a US$ 29,43.

Clique aqui para ver a especial.

Leia mais no especial sobre atentados nos EUA
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página