Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
19/09/2001 - 13h50

Fed vê risco de mais retração na economia; consumo cai em agosto

Publicidade

ELAINE COTTA
da Folha Online

A atividade econômica dos EUA desacelerou mais ainda nos meses de agosto e setembro e as previsões são de que a retração será acelerada depois dos ataques teroristas que atingiram os EUA no último dia 11.

A conclusão faz parte do relatório divulgado hoje pelo Fed (Federal Reserve, banco central dos EUA) através do Livro Bege, um sumário macroeconômico dos Estados Unidos concluído com base nos resultados das 12 unidades regionais do Fed e que auxilia na definição da taxa de juros.

O relatório destaca ainda que houve queda nos gastos com consumo e a previsão é que a situação se agrave ainda mais nos próximos meses. A atividade manufatureira também apresentou queda.

A redução na taxa de juros, afirma o Fed, estimulou o mercado imobiliário. No entanto, houve queda na procura por espaços comerciais na maioria dos distritos pesquisados.

O mercado de trabalho continua sofrendo pressões, mas a queda na oferta não é acentuada em todos os distritos.

A divulgação do Livro Bege normalmente acontece às 15h (horário de Brasília) mas hoje foi antecipada para não coincidir com o fechamento do mercado de títulos dos EUA, que encerrarão mais cedo.

Leia mais no especial sobre atentados nos EUA

Leia mais sobre os reflexos do terrorismo na economia

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página