PIB do agronegócio cresce 1,29% até abril, indica CNA
da Folha Online
A CNA (Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária) divulgou que o PIB agrícola apresentou um crescimento de 0,54% em abril, acumulando aumento de 1,29% no ano. Isso ocorreu por conta da expansão de 2,9% na produção e de 3,9% dos preços dos produtos, segundo dados divulgados nesta quinta-feira.
De acordo com os índices da CNA/Cepea-USP (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada da Universidade de São Paulo), o PIB da agropecuária, que inclui as atividades desenvolvidas dentro da porteira das fazendas, cresceu 0,79% em abril, somando aumento de 2,29% no período.
Na outra ponta, o PIB do segmento de insumos para a agricultura cresceu 0,93% em abril, atingindo 2,27% de crescimento no ano.
O agronegócio da agricultura cresceu 0,38% em abril, acumulando 1,07% no período, enquanto o agronegócio da pecuária aumentou 0,96% em relação a março, somando 1,83% de aumento nos quatro primeiros meses do ano.
O PIB da agricultura cresceu 0,57% em abril, o que indica uma desaceleração no crescimento do setor, cujo índice de expansão, em março, foi de 0,95%. No ano, o acumulado foi de 2,27% até abril.
Quanto à pecuária, os resultados foram mais favoráveis em abril, que registrou crescimento de 1,10%, acumulando 2,33% de expansão no ano. Os dados apontam para 3,51% de aumento no volume produzido e 3,49% nos preços pagos aos pecuaristas, puxados por frango e leite.
Exportações.
Segundo a CNA, carnes, complexo soja, açúcar e álcool foram os principais responsáveis pelo crescimento de 25,3% das exportações do agronegócio no primeiro semestre do ano, quando atingiram a cifra de US$ 26,75 bilhões.
Segundo Antônio Donizeti Beraldo, assessor técnico da CNA, a participação das exportações do agronegócio no total exportado pelo Brasil aumentou de 35,0% para 36,5% no período.
Acompanhe as notícias em seu celular: digite o endereço wap.folha.com.br

