Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
21/09/2001 - 15h39

Desaceleração mundial é a pior dos últimos 20 anos, diz Fitch

Publicidade

ELAINE COTTA
da Folha Online

A economia mundial está enfrentando a pior crise das duas últimas décadas e deve ter uma crescimento de apenas 1,25% em 2001. A conclusão é da agência internacional de classificação de risco Fitch.

A conclusão faz parte de estudo realizado pela instituição para a revisão semestral que realiza sobre a economia global e as perspectivas financeiras de crédito para mercados emergentes.

O documento da agência afirma ainda que a atividade econômica mundial sofre um rápido processo de desaquecimento e que esse cenário pode ser sentido simultaneamente nos três maiores blocos da economia mundial - EUA, Europa e Japão.

A agência cita ainda que o crescimento da produção industrial dos países que fazem parte da OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico) está recuando e que a expectativa é de que o comércio mundial recue cerca de 2% este ano.

"Além do mais, se as políticas de estímulo aos EUA falharem, é difícil ver uma alternativa para o mercado, principalmente os emergentes'', disse o relatório.

Leia mais no especial sobre atentados nos EUA

Leia mais sobre os reflexos do terrorismo na economia
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página