Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
21/09/2001 - 17h54

Influência externa faz Bolsa de Buenos Aires cair 1,1%

Publicidade

ELAINE COTTA
da Folha Online

A Bolsa de Valores de Buenos Aires teve queda de 1,1% no índice Merval devido à queda nos mercados acionário de todo o mundo. Em Nova York, o índice S&P-500 -que concentra 75% dos negócios de Wall Street- caiu par ao pior nível registrado desde 1957. O Nasdaq também despencou mais de 3%. As bolsas européias e asiáticas também tiveram perdas recordes.

A redução no volume de negociações na Bolsa argentina também é influenciada pela desconfiança dos investidores com relação ao futuro da economia do país. A proximidade das eleições parlamentares de 14 de outubro aumenta ainda mais as incertezas.

Segundo os jornais locais, a insatisfação dentro do governo com o ministro da Economia da Argentina, Domingo Cavallo, cresceu nos últimos dias por conta de suas declarações polêmicas, principalmente contra o Brasil, o principal parceiro comercial da Argentina no Mercosul.

Mas a insatisfação maior veio nesta semana, após uma entrevista do ministro à TV, na qual declarou que a Aliança, a coalizão governista que sustenta o presidente Fernando de la Rúa, perderá as eleições de outubro porque "demonstrou que não é capaz de governar''.

Na entrevista, na noite de terça-feira, Cavallo reclamou que os membros da Aliança foram buscá-lo 'desesperadamente'' em março para assumir o Ministério, mas que agora fazem campanha atacando-o, numa referência à ala oposicionista dentro da coalizão, muitos dos quais deixaram o governo após sua posse.

A força do ataque levou o presidente, normalmente comedido em seus atos, a chamá-lo para uma reunião reservada ontem na Casa Rosada, na qual teria, segundo algumas versões, dado um ultimato e pedido ao ministro que deixasse de lado as declarações polêmicas.

Leia mais no especial sobre atentados nos EUA

Leia mais sobre os reflexos do terrorismo na economia

Leia mais no especial sobre Argentina
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página