Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
21/09/2001 - 19h24

Turismo internacional cai 40% no Brasil desde os atentados

Publicidade

FABIANA FUTEMA
da Folha Online

Os atentados terroristas da semana passada, nos Estados Unidos, já derrubaram em 40% a venda de pacotes turísticos do Brasil para o exterior. Segundo o diretor de Assuntos Internacionais da Abav (Associação Brasileira das Agências de Viagens), Leonel Rossi, a redução foi um dos efeitos psicológicos dos atentados terroristas.
"Quem tinha viagem de férias, vai preferir adiar sua viagem internacional nesse momento de incerteza no cenário político internacional."

A queda é mais forte nas viagens de turismo do que nas de negócio. "O turista de negócios pode adiar sua viagem. Já o turista de férias prefere mudar o destino da viagem a correr o risco de viajar para um lugar de risco", disse Rossi.

Mas as agências de viagem acreditam que compensarão a redução na venda de pacotes internacionais pelo turismo doméstico. "Tudo joga a favor do turismo doméstico agora: o dólar alto e as incertezas na política internacional", afirmou Rossi.

Entretanto, o presidente do Snea (Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias), George Ermakoff, prevê também desaceleração na venda de passagens aéreas nacionais. 'O setor depende muito do desempenho da economia. Além dos atentados, temos um cenário econômico que não favorece muito o setor agora.''

Acompanhe a situação dos aeroportos dos EUA

Leia mais no especial sobre atentados nos EUA

Leia mais sobre os reflexos do terrorismo na economia

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página