Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
24/09/2001 - 08h36

Bolsa de Hong Kong sobe 3,92%; Tóquio não operou devido a feriado

Publicidade

da Reuters

A maioria das Bolsas de Valores asiáticas fechou em alta hoje, em decorrência de uma recuperação técnica, interrompendo vários dias de fortes quedas na semana passada.

Mesmo com a alta na maioria dos índices, investidores e operadores não se mostraram muito otimistas, dizendo que as preocupações sobre uma possível recessão global e a resposta dos Estados Unidos aos atentados sofridos há duas semanas continuarão gerando incertezas e temores.

O índice de Tóquio não operou, devido a um feriado local, devendo retomar as negociações na terça-feira.

Em Hong Kong, o índice Hang Seng subiu 3,92%, para 9.284 pontos, puxado por uma recuperação técnica do gigante bancário HSBC Holdings.

''A recuperação não foi uma surpresa, porque o mercado caiu muito recentemente'', disse Patrick Yiu, diretor-associado do Kingsway SW Asset Management.

Na Coréia do Sul, o índice da bolsa local fechou em alta de 2,09%, aos 482 pontos, animado com as ações de tecnologia, e no que analistas consideraram como uma recuperação técnica da queda de 2% na semana passada.

''Mas no momento a economia não está bem, e existem as incertezas sobre o tipo de reação dos Estados Unidos. É difícil ver alguma alta sustentável, mesmo dentro de alguns dias'', disse Chew Sutat, diretor do OCBC Securities.

Na Malásia, o índice da bolsa de Kuala Lumpur teve leve desvalorização de 0,41%, aos 605 pontos.

A bolsa, no entanto, reverteu maiores perdas do início da sessão, devido a boas notícias sobre os bancos, de que eles poderão reduzir as taxas de depósitos, um movimento que pode restaurar suas margens de lucro após o banco central local cortar as taxas de empréstimos na semana passada.

Em Cingapura, o índice Straits Times avançou 3,5%, para 1.284 pontos.

Na Indonésia, o índice da Bolsa de Jacarta teve baixa de 0,97%, aos 410 pontos.

Em Taiwan, o índice Taiwan Weighted recuou 1,62%, para 3.533 pontos, pelo terceiro dia consecutivo, para o menor nível em oito anos e meio, seguindo as quedas em Wall Street, e pela preocupação com uma possível ação militar dos Estados Unidos.

Na Tailândia, o índice Thailand Set subiu 1,78%, para 279 pontos, em um mercado fraco, com os investidores preferindo os relativamente seguros bônus do governo após uma grande venda de ações em decorrência dos atentados aos Estados Unidos.

Leia mais no especial sobre atentados nos EUA

Leia mais sobre os reflexos do terrorismo na economia


 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página