Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
24/09/2001 - 17h52

Barril do petróleo tem menor preço desde 1999

Publicidade

ELAINE COTTA
da Folha Online

A expectativa de que a demanda por combustível irá despencar se a economia mundial entrar em recessão derrubou o preço do barril de petróleo no mercado internacional. O preço do produto recuou para o menor nível em dois anos em Nova York e para o patamar mais baixo dos últimos nove meses em Londres.

Em Londres, o barril tipo Brent fechou cotado a US$ 22,02, queda de 13,44%. Em Nova York, o preço do barril de óleo cru (light sweet oil), comercializado na Nymex, teve desvalorização de 15,25%, comercializado a US$ 22,01.

Hoje à tarde, a Opep (Organização dos Países Exportadores de Petróleo) afirmou estar impotente para fazer frente ao colapso nos mercados mundiais de petróleo.

Segundo a instituição, os principais países produtores de petróleo do Golfo Pérsico enfrentam a dura realidade de uma estagnação econômica mundial. Esse cenário estanca a demanda pelo produto, reduzindo suas exportações.

Na quarta-feira, a Opep realiza sua reunião ministerial em Viena para discutir as medidas que serão tomadas para o conter o preço do produto. Alguns analistas acreditam que o cartel possa vir a cortar o volume de sua produção.

Leia mais no especial sobre atentados nos EUA

Leia mais sobre os reflexos do terrorismo na economia
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página