Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
24/09/2001 - 20h47

Dólar em alta e crise exigem virada nas exportações, diz Amaral

Publicidade

EDUARDO CUCOLO
da Folha Online, em Brasília

A crise cambial e a o novo cenário internacional exigem do Brasil uma "virada nas exportações". Segundo o ministro de Desenvolvimento, Sérgio Amaral, essa foi a conclusão da reunião de hoje entre o presidente Fernando Henrique Cardoso e os integrantes da área econômica do governo. Amaral afirmou que não foi discutida nenhuma medida para conter a alta de dólar.

"Não foi discutida nenhuma medida nesse sentido. O que se discutiu é que diante desse cenário é preciso uma virada para a expansão das exportações. Hoje, mais do que há um mês, quando assumi a pasta, se verifica a necessidade de aumentar as exportações", disse Amaral.

O saldo da balança comercial até a terceira semana de setembro, que chegou a US$ 1,2 bilhão, é apontado por Amaral como um sinal para o mercado de que o país tem recursos para evitar uma crise maior no câmbio.

O ministro anunciou hoje a criação da Comissão Executiva de Comércio Exterior, que será uma espécie de "ministério das exportações".

Também estiveram reunidos com Amaral e FHC, os ministros Pedro Malan (Fazenda), Pedro Parente (Casa Civil), Aloísio Nunes (Secretário Geral de Presidência) e o presidente do Banco Central, Armínio Fraga.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página