Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
25/09/2001 - 08h43

Bolsas asiáticas recuam; Tóquio é exceção e sobe 1,45%

Publicidade

da Reuters

A maior parte das Bolsas de Valores asiáticas fechou em queda hoje, influenciadas por motivos locais e com a instabilidade nos Estados Unidos, A exceção foi Tóquio, que teve desempenho positivo.

A incerteza sobre qual será a ação militar dos Estados Unidos em retaliação aos ataques sofridos em 11 de setembro preocupa os investidores, que já temem uma possível recessão econômica global.

''Acreditamos haver mais pessimismo no mercado, devido à falta de esclarecimento sobre se os Estados Unidos irão declarar guerra e quanto tempo ela durará'', disse Vicent Koo, diretor do Kingsway Gund Management Ltd em Hong Kong.

Os investidores derrubaram as ações, sobretudo do setor de tecnologia e telecomunicações, temerosos de que a recuperação dos índices norte-americanos na sessão de ontem não se sustente.

''A confiança regional ainda é negativa, e isso está arruinando o mercado local'', disse um corretor em Jacarta. A economia local, sem perspectivas otimistas, também preocupava. 'Apesar dos ganhos nas ações norte-americanas, a recuperação técnica dos mercados regionais fracassou, à medida que a economia não mostra traços de recuperação'', disse Jackie Hung, administrados de fundos do Golden Dragon Fund.

Em Hong Kong, o índice Hang Seng caiu 0,8%, para 9.210 pontos, liderado por um recuo de 6% na China Mobile.

Contrariando a maioria da região, em Tóquio, o índice Nikkei subiu 1,45%, para 9.693 pontos, com a forte valorização da Nissan Motor Co Ltd, e outras grandes fabricantes de automóveis.

Na Coréia do Sul, o índice da Bolsa local teve queda de 2,09%, aos 472 pontos, com destaque para as ações de tecnologia que, em decorrência das preocupações com a retaliação norte-americana, despencaram.

Em Cingapura, o índice Straits Times recuou 0,25%, para 1.281 pontos.

Na Indonésia, o índice da Bolsa de Jacarta teve desvalorização de 0,32%, aos 409 pontos.

Atingindo o menor nível em nove anos, em Taiwan, o índice Taiwan Weighted caiu 1,12%, para 3.493 pontos.

Na Tailândia, o índice Thailand Set caiu 0,99%, aos 277 pontos.

Na Malásia, o índice da Bolsa de Kuala Lumpur operou praticamente estável com variação positiva de 0,08%, aos 605 pontos.

Leia mais no especial sobre atentados nos EUA

Leia mais sobre os reflexos do terrorismo na economia

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página