Produção industrial sobe em todas as 14 regiões no semestre, diz IBGE
CLARICE SPITZ
da Folha Online, no Rio de Janeiro
Pesquisa realizada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) mostra que a produção industrial avançou em todas as 14 regiões brasileiras no primeiro semestre. Na semana passada, o instituto informou que nos primeiros seis meses do ano a indústria apurou crescimento de 4,8% em relação ao mesmo período do ano passado.
Quatro das 14 regiões registraram crescimento acima da média: Rio Grande do Sul (8,5%), Minas Gerais (7,9%); Paraná (7%) e Pernambuco (6,4%). São Paulo, que detém o maior parque industrial do país, teve expansão de 4,1%.
Segundo o IBGE, o padrão de crescimento da indústria brasileira se sustenta em setores produtores de bens de capital, sobretudo associados à recuperação do setor agrícola, e bens de consumo duráveis, como a fabricação de automóveis, além da continuidade da produção de commodities (minério de ferro).
Na passagem de maio para junho a produção industrial subiu em sete de 14 regiões brasileiras --nessa comparação, SP registrou a quinta taxa positiva, período em q acumula expansão de 6,7%. Por outro lado, entre asa áreas com resultado negativo, a maior perda ficou com Goiás (recuo de 5,1%).
No confronto entre junho e o mesmo mês do ano passado, houve alta de 12 das regiões. O maior avanço nessa comparação foi o registrado em Minas Gerais (11,3%). Por outro lado, Goiás teve queda de 4,5% e o Pará, de 0,6% (o que, segundo o IBGE, reflete recuos no setor de alimentos em ambos os Estados).
Acompanhe as notícias em seu celular: digite wap.folha.com.br

