Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
27/09/2001 - 10h30

Decisão do BCE de manter juros confirmou expectativas

Publicidade

da Reuters

O Banco Central Europeu (BCE) deixou sua taxa básica de juros inalterada hoje, como era esperado, mas os comentários dos membros do conselho do banco deixaram uma porta aberta para reduções em breve.

O banco informou ter mantido a taxa mínima em 3,75%, fixada no último dia 17 (quando estava em 4,25%). A redução feita há 10 dias veio logo depois de os juros nos Estados Unidos serem reduzidos de 3,5% para 3%. Os cortes também envolveram outros países, em resposta aos atentados nos Estados Unidos.

Todos os 45 economistas consultados em uma pesquisa realizada pela Reuters previam manutenção da taxa, mas também esperam que o banco reduza o custo do dinheiro em 0,25 ponto percentual em breve, devido às crescentes preocupações de que a economia global esteja se aproximando da recessão.

Antes da reunião do conselho do BCE, o membro Vitor Constancio disse em entrevista à Reuters que uma recessão é improvável, mesmo ele prevendo que a zona do euro sofra com as implicações decorrentes dos atentados.

Ele também sinalizou que o banco está cada vez mais confiante de que a inflação do bloco cairá abaixo do teto de 2% do BCE mais rapidamente do que se previa.

Outro membro do conselho, o presidente do banco central italiano, Antonio Fazio, disse que o BCE precisa de mais algumas semanas para avaliar o estado da economia.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página