Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/09/2001 - 09h44

PIB revisado dos EUA fica acima da expectativa dos analistas

Publicidade

ELAINE COTTA
da Folha Online

O PIB (produto interno bruto) dos Estados Unidos cresceu 0,3% no segundo trimestre deste ano. O dado revisado foi divulgado hoje pelo Departamento do Comércio dos EUA e superou as expectativas dos analistas, que previam expansão de apenas 0,1%.

A projeção preliminar oficial era de um crescimento de 0,7% mas na primeira revisão a estimativa foi rebaixada para 0,2%, o mais baixo índice desde o primeiro trimestre de 1993. Nos três primeiros meses deste ano, a economia dos EUA cresceu a uma taxa de 1,3%.

A expectativa do mercado era de que a economia norte-americana registrasse crescimento ainda mais inexpressivo no período compreendido entre abril e junho, já mostrando sinais de recessão.

Caso a previsão de Wall Street se confirmasse - com expansão de apenas 0,1%- o PIB teria registrado o pior resultado em mais de oito anos.

Essa revisão ainda não levou em conta os impactos dos atentados do último dia 11 de setembro e que já provocou a demissão de milhares de funcionárias nas companhias aéreas do mundo inteiro, engrossando principalmente a fila dos desempregados nos EUA.

Nesse cenário, apesar da recuperação apontada pela revisão de hoje, as perspectivas para o próximo trimestre não são as mais positivas.

O temor provocado pela redução nas perspectivas de faturamento das empresas, não somente no setor de aviação, também pode piorar ainda mais o nível de confiança do consumidor que diminuiu depois dos atentados. O consumo dos norte-americanos responde por mais de 60% do PIB.

Leia mais no especial sobre atentados nos EUA

Leia mais sobre os reflexos do terrorismo na economia
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página