Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
02/10/2001 - 10h42

Pacote dos EUA não deverá elevar juros de longo prazo, diz Bush

Publicidade

da Reuters

O presidente norte-americano, George W. Bush, afirmou hoje que os Estados Unidos precisam de um pacote de estímulo econômico grande o suficiente para manter a atividade econômica do país após os ataques terroristas de 11 de setembro.

''É necessário um pacote de estímulo grande o suficiente para movimentar a economia no curto prazo, mas adequadamente pequeno para que não afete as taxas de juros de longo prazo, por exemplo'', disse Bush a repórteres após reunir-se com líderes do Congresso na Casa Branca.

Bush não quis especificar qual será o tamanho do pacote de estímulo que está sendo avaliado, mas os parlamentares disseram que um pacote de até US$ 100 bilhões tem sido discutido.

''Estamos ouvindo as opiniões de economistas líderes. Estamos abertos a sugestões. A melhor maneira de estimular a demanda é dar as pessoas algum dinheiro para que possam gastá-lo'', disse Bush.

O presidente do Federal Reserve (banco central norte-americano), Alan Greenspan, alertou publicamente para que o Congresso tome cuidado no sentido de evitar que o pacote impulsione as taxas de juros de longo prazo, que podem elevar o custo de certos itens para os consumidores, como as hipotecas.

Leia mais no especial sobre atentados nos EUA

Leia mais sobre os reflexos do terrorismo na economia

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página