Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
04/10/2001 - 08h54

Bush pode conseguir o 'fast track'

Publicidade

da Folha de S.Paulo

O Congresso norte-americano deu sinais ontem de que pode estar se inclinando para conceder ao presidente do país, George W. Bush, a "Trade Promotion Authority" (TPA, a Autoridade de Promoção Comercial) _o "fast track", ainda neste ano.

Com a aprovação da legislação, o Congresso abriria mão de fazer emendas aos acordos comerciais negociados pelo presidente. Em vez disso, poderia apenas aprovar ou reprovar os acordos comerciais.

O deputado republicano Bill Thomas, da comissão que analisa o assunto, disse ontem que criou uma proposta de aprovação da legislação. Ajudaram-no três deputados democratas.

Thomas afirmou que marcou uma reunião para amanhã da comissão para votar a proposta. "Teremos um bom grupo bipartidário trabalhando pela aprovação dessa legislação, com sorte ainda na próxima semana", afirmou.

Bush quer o "fast track" para ajudar a impulsionar as negociações comerciais no próximo encontro da OMC (Organização Mundial do Comércio), em novembro, e da Alca (Área de Livre Comércio das Américas).

Desde o primeiro mandato do ex-presidente Bill Clinton, o governo norte-americano vem tentando a aprovação do "fast track". Mas discordâncias entre os congressistas republicanos e democratas a respeito da inclusão de cláusulas ambientais e trabalhistas nos acordos impediu sua aprovação. Após os ataques terroristas de 11 de setembro o representante comercial dos EUA, Robert Zoellick, afirmou que a aprovação da TPA é fundamental.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página