Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
04/10/2001 - 18h38

GM abre PDV para fábricas de São José e São Caetano

Publicidade

FABIANA FUTEMA
da Folha Online

A General Motors do Brasil anunciou que irá abrir a partir de amanhã as inscrições para um novo PDV (programa de demissão voluntária). O programa atingirá as unidades de São Caetano do Sul, na região do ABC, e São José dos Campos, no interior de São Paulo.

A montadora não definiu uma meta mínima de adesão ao programa, o que significa que qualquer um dos 18,5 mil funcionários das duas fábricas poderão se enquadrar no PDV.

De acordo com comunicado divulgado hoje pela montadora, a medida tem o objetivo de adequar a produção da GM à demanda de mercado, que em setembro caiu pelo segundo mês consecutivo.

Números da Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), mostram que a GM vendeu em setembro 19.389 unidades entre automóveis e comerciais leves, conquistando uma participação de 21% sobre o mercado, que comercializou 92.191 veículos. Com essa participação, a GM ficou em 3º lugar no ranking, perdendo para a Fiat (27,8%) e Volkswagen (24,2%).

O PDV da GM é a terceira medida de redução que a empresa adota no ano. Na semana passada, a montadora anunciou que iria dar férias coletivas para funcionários de São José dos Campos e São Caetano a partir de 15 de outubro.

Antes disso, a GM já havia adotado outras medidas para adequar a produção à queda nas vendas, como a redução da jornada de trabalho para 36 horas semanais e cancelamento da produção durante sete sextas-feiras (em agosto e setembro) no ABC.

Este é o segundo PDV que a GM abre no ano. Em março, a montadora abriu um programa para os funcionários mensalistas.

Segundo a GM, a unidade de Gravataí, no Rio Grande do Sul, não será atingida pelo PDV, já que as vendas no Celta não foram reduzidas. O Celta é fabricado em Gravataí.

As fábricas de São Caetano e São José, que serão afetadas pelo PDV, produzem os modelos Vectra, Astra, Corsa Sedan, Hatch, Corsa, Zafira, S10, Blazer e Silverado.

Leia mais no especial sobre atentados nos EUA

Leia mais sobre os reflexos do terrorismo na economia

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página