Mattel anuncia novo recall e irá recolher 844 mil brinquedos
da Folha de S.Paulo
A Mattel anunciou ontem que irá recolher 844 mil brinquedos fabricados na China --o terceiro recall, em pouco mais de um mês, com produtos que possuem excesso de chumbo na tinta utilizada na sua fabricação, que é prejudicial à saúde. Segundo a empresa, 7.057 unidades foram vendidas no Brasil e 522 mil nos EUA.
No Brasil, serão recolhidos cinco acessórios da Barbie (nenhuma boneca faz parte do recall) e um trem da série GeoTrax, da marca Fisher-Price (veja aqui). O consumidor pode conseguir mais informações pelo telefone 0800-7701207 e pelo site www.recallmattel.com.br.
| Divulgação |
![]() |
| Peça afetada pelo recall da Mattel |
A maior parte do recall mundial --675 mil unidades-- envolve acessórios da boneca Barbie fabricados entre setembro do ano passado e agosto deste ano. A medida também inclui brinquedos para crianças em idade pré-escolar, como 90 mil trens da série GeoTrax.
Depois de dois recalls em agosto, o presidente da Mattel, Robert Eckert, disse que poderia haver novos recolhimentos, já que a empresa estava intensificando as investigações nas fábricas chinesas que lhe fornecem produtos e realizando novos testes nos brinquedos.
A medida pode provocar novo abalo na imagem da Mattel. No dia 14 do mês passado, a companhia anunciou o recolhimento de 18,6 milhões de brinquedos em todo o mundo --cerca de 850 mil itens no Brasil-- por problemas na tinta, com quantidade excessiva de chumbo, e em ímãs, que poderiam ser engolidos por crianças. Ainda em agosto, ela já tinha feito um recall de 1,5 milhão de brinquedos, também por problemas na tinta.
Para tornar mais difícil a situação da empresa, a Comissão de Segurança de Produtos do Consumidor --agência federal responsável pela certificação de produtos comercializados nos EUA-- deve investigar se a Mattel avisou, com a rapidez necessária, as autoridades do país sobre o recall de 14 agosto.
Mais de 80% dos brinquedos vendidos em todo o mundo são fabricados na China, e o temor entre as empresas americanas é que esses problemas afugentem os compradores, ainda mais em um momento em que a economia dos EUA enfrenta temores de desaceleração.
Para tentar diminuir os temores, as autoridades chinesas têm anunciado uma série de medidas. Entre elas, um novo sistema de recall de comidas e de brinquedos e o anúncio de "guerra especial" contra as empresas sem licenciamento e que fabricam produtos de má qualidade.
Leia mais
- Mattel muda recall de brinquedos após críticas; saiba o que fazer
- Justiça do Rio obriga Mattel a criar postos de entrega de brinquedos
- Mattel diz que consumidor receberá dinheiro de volta ou vale-brinquedo
- Consumidor do Brasil é prejudicado pela Mattel, diz Idec
- Inmetro aperta controle sobre brinquedos
Especial


