Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
05/09/2007 - 21h19

Petrobras faz nova descoberta de óleo leve na bacia de Santos

Publicidade

da Folha Online

O consórcio formado pela Petrobras (45% - Operadora), Britsh Gas - BG (30%) e Repsol YPF Brasil (25%), descobriu petróleo de 27º API no poço exploratório 1-BRSA-491-SPS (1-SPS-50), situado em águas de 2.140 metros de profundidade, a 273 km de distância da costa, na bacia de Santos, no Bloco BM-S-9.

Para a Petrobras, esse novo resultado positivo confirma "o momento histórico da exploração de petróleo no Brasil e, particularmente, nessa área de águas profundas da bacia de Santos".

O teste realizado no poço indica produção de 2.900 barris de petróleo e 57 mil metros cúbicos de gás por dia, com vazão limitada pelas instalações operacionais e de segurança do teste. Segundo a estatal, continuam as avaliações para comprovar se os reservatórios encontrados têm boas características de produtividade e volumes economicamente viáveis, nas condições geográficas da área.

A Petrobras informou que os novos investimentos a serem feitos na área contemplarão a perfuração de outros poços e o desenvolvimento de novas tecnologias, que permitirão o avanço exploratório nas águas profundas da bacia de Santos.

Para isso, de acordo com a empresa, o consórcio deverá registrar na ANP (Agência Nacional de Petróleo), um plano de avaliação para a área descoberta, de acordo com as normas da agência.

Acompanhe as notícias em seu celular: digite o endereço wap.folha.com.br

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página