Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
06/10/2001 - 12h18

Depois de racha, votação do "fast track" é adiada

Publicidade

da Folha de S.Paulo

Um racha entre os deputados do Partido Republicano (do presidente George W. Bush) e democratas (oposição) provocou novo adiamento na votação da autorização para negociação comercial, o chamado "fast track". A votação deve ocorrer no próximo dia 9.

O mecanismo permite que o presidente norte-americano negocie acordos comercias internacionais. Os acordos podem ser aprovados ou rejeitados pelo Congresso, mas ficam impedidas as emendas. Seu objetivo é acelerar negociações bilaterais e entre blocos econômicos sobre tarifas e cotas.

Deputados democratas disseram que a imposição de uma votação apressada poderia minar a cooperação mantida entre os partidos desde o dia 11.

Por outro lado, os deputados aprovaram um projeto que injeta US$ 170 bilhões no setor agrícola nos próximos dez anos. Bush era contra o programa e ameaçou vetá-lo, mas cedeu para conquistar apoio de democratas e aprovar o pacote de corte de impostos proposto ontem.

Os subsídios aprovados pelos deputados beneficiarão produtores de grãos, principalmente algodão e soja. O novo projeto amplia em US$ 49 bilhões os programas já em curso.

Leia mais no especial sobre atentados nos EUA

Leia mais sobre os reflexos do terrorismo na economia

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página