Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
08/10/2001 - 09h23

Bolsas asiáticas fecham com fortes quedas por ataque dos EUA

Publicidade

da Reuters

A retaliação liderada pelos Estados Unidos contra o Afeganistão ontem aumentou os temores dos investidores e fez as Bolsas de Valores asiáticas fecharem hoje com fortes quedas.

''Os riscos estão aí e os investidores, obviamente, estão preocupados'', disse Kevin Scully, administrador do NetResearch-Ásia, em entrevista à Reuters.

Segundo analistas, no entanto, a pressão de venda não foi maior porque os mercados asiáticos preferem aguardar a reação das Bolsas norte-americanas.

Os investidores da Ásia temem que uma guerra agora adie uma recuperação da economia norte-americana, e estão preocupados também sobre uma retaliação dos militantes islâmicos contra os Estados Unidos e seus aliados.

Em razão de um feriado nacional, a bolsa de Tóquio não operou, mas retoma as negociações amanhã.

Em Hong Kong, o índice Hang Seng despencou 3,01%, para 9.967 pontos.

Na Coréia do Sul, o índice da Bolsa local recuou 1,15%, para 496 pontos. Analistas disseram que a reação da Bolsa, embora derrubada pelos investidores, foi calma, porque esses ataques já haviam sido antecipados há muito tempo.

Na Malásia, o índice da Bolsa de Kuala Lumpur fechou com desvalorização de 1,52%, aos 599 pontos.

Em Cingapura, o índice Straits Times terminou em baixa de 2,63%, aos 1.349 pontos, com destaque de queda para líderes do mercado como a Singapore Airlines.

Na Indonésia, o índice da Bolsa de Jacarta teve forte queda de 3,8%, aos 367 pontos, por preocupações de que os ataques desatem a violência na Indonésia, onde se encontram muitos muçulmanos.

'Embora eles (muçulmanos) não sejam a maioria, assustam os investidores'', disse Li Ming Suryaputra, administrador de fundos do Manulife Assets Management Indonésia.

Em Taiwan, o índice Taiwan Weighted caiu 1,82%, para 3.520 pontos, recuperando-se em relação aos níveis da abertura devido a ação de um fundo governamental.

Antes de o mercado abrir, o governo anunciou que iria intervir com cerca de US$ 14,5 bilhões em chamados Fundos Nacionais de Estabilidade para evitar uma forte queda.

Na Tailândia, o índice Thailand Set perdeu 1,28%, aos 277 pontos, por temores de que a ação militar dos EUA atinja a economia da Tailândia, baseada em exportações.

Leia mais no especial sobre atentados nos EUA
Leia mais no especial sobre Taleban
Leia mais no especial sobre Paquistão
Leia mais sobre os reflexos do terrorismo na economia
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página