Nível de ocupação do brasileiro sobe 2,4% em 2006, diz IBGE
CLARICE SPITZ
da Folha Online, no Rio
Em 2006, 90 milhões de pessoas estavam empregadas no Brasil. A ocupação cresceu 2,4% no Brasil entre 2005 e 2006, o que significou 2,1 milhões de pessoas a mais com emprego no mercado de trabalho. No ano anterior, as contratações tinham crescido 3,4%.
O Sudeste foi a única região do país a apresentar crescimento do percentual de trabalhadores ocupados entre 2005 e 2006, revela a Pnad (Pesquisa Nacional por Amostragem de Domicílios). A perda de importância da atividade agrícola na região e o aumento das contratações em setores de Serviços explicam o movimento, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
O nível de ocupação no Sudeste passou de 55,4% para 56,2%, enquanto nas outras regiões não apresentou variação.
No Sudeste, 9,7% das pessoas com dez anos ou mais estavam empregadas na atividade agrícola. No país, os ocupados nessa atividade tiveram queda de 3,2%. Já 47,1% dos ocupados no Sudeste estavam trabalhando em Serviços. A ocupação nessa atividade foi a que mais cresceu no país entre 2005 e 2006 (5,8%).
Segundo o IBGE, a atividade agrícola segue uma tendência histórica de declínio, com processo de mecanização da lavoura, o que aliado à urbanização, impulsiona os trabalhadores para os grandes centros urbanos.
"A urbanização da população e a mecanização tornam redundante uma parcela da população ocupada no campo", afirmou Eduardo Nunes, presidente do IBGE.
Em 2006, 40% dos brasileiros ocupados estavam em atividades de Serviços, 15% na Indústria, 18% no Comércio e 21% em Atividades Agrícolas.
Acompanhe as notícias em seu celular: digite o endereço wap.folha.com.br
Leia mais
- Desemprego tem maior queda em 10 anos e renda sobe, diz IBGE
- População brasileira sobe 1,42% e atinge 187,2 milhões
- Aumentam trabalhadores com mais de 40 anos no mercado de trabalho
- Trabalho infantil recua em 2006, diz IBGE
- Acesso a telefone sobe em todas as regiões em 2006, diz IBGE
- Aumenta parcela de brasileiros que se declaram negros, diz IBGE
Especial

