Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/10/2001 - 20h22

Polícia vai revistar bagagens de mão dos vôos nacionais

Publicidade

FABIANA FUTEMA
da Folha Online

Não são apenas as bagagens dos vôos internacionais que estão sujeitas a um controle de segurança mais rigoroso. A partir de agora, as bagagens dos vôos nacionais também serão revistadas manualmente pela Polícia Federal. As novas medidas foram recomendadas pela FAA (Administração Federal de Aviação) dos Estados Unidos ao DAC (Departamento de Aviação Civil) depois dos atentados terroristas de 11 de setembro.

Segundo o coordenador da comissão de segurança do Snea (Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias), Ronaldo Jenkis, apenas as bagagens de mão dos vôos nacionais estarão sujeitas a uma revista mais detalhada. "Essas bagagens passarão pelo detector de raio-x. Se houver dúvida sobre algum objeto, a bagagem será revistada manualmente. As bagagens despachadas, que vão para o porão, continuam sendo revistadas apenas por raio-x", disse.

Antes dos atentados terroristas, as bagagens dos vôos nacionais e internacionais eram revistadas apenas pelo detector de raio-x.

Desde a semana passada, a Polícia Federal está fazendo a revista manual de todas as bagagens -tanto das despachadas como das de mão- dos passageiros com viagem para os Estados Unidos.

Seguinte Jenkis, a medida foi estendida parcialmente para os vôos nacionais. As companhias aéreas temem que as bagagens despachadas dos vôos nacionais também tenham de passar por essa revista nacional. Se essa medida for adotada, o check-in para o vôo nacional poderá ser ampliada de 1 hora para 4 horas.

Acompanhe a situação dos aeroportos dos EUA

Leia mais no especial sobre atentados nos EUA

Leia mais sobre os reflexos do terrorismo na economia

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página