Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
11/10/2001 - 16h23

Presidente do WTC quer ''praça da paz'' no local do atentado

Publicidade

MICHEL BLANCO
da Folha Online

O presidente mundial do World Trade Center, Guy Tozzoli, disse hoje esperar que uma "praça da paz" seja construída no lugar onde ficavam as Torres Gêmeas.

"Espero que as pessoas que as reconstruam façam uma praça da paz em homenagem aos 6.000 mortos no atentado", disse.

Tozzoli disse que a reconstrução das torres é certa. "Apenas não sei qual será o formato da construção", destacou.

Segundo ele, isto foi assegurado pelo presidente dos EUA, George W. Bush, pelo governador de Nova York, George Pataki, e pelo prefeito da cidade, Rudolph Giuliani.

Idealizador das torres do World Trade Center, Tozzoli disse que não participará das possíveis obras de reconstrução e nem terá poder de decisão sobre o projeto.

Questionado se alguma falha no projeto teria contribuído para a demolição dos edifícios, ele respondeu que as torres tinham "as mais sólidas estruturas de aço do mundo" e reiterou que o desabamento foi provocado pela ação do combustível.

De acordo com o engenheiro, foram feitos testes simulando acidentes de grande impacto, mas o choque de dois aviões de dois Boeing 767 cheios de combustível era um fato imprevisível. "Não se pode construir um prédio resistente ao choque de um Boeing 767 a 400 milhas por hora e cheio de combustível. Não seria prático", disse.


Tozzoli, que viu o momento em que o segundo avião se chocou contra o prédio, disse que, naquele instante, sentiu "uma raiva terrível, pois sabia que tinha sido criminoso". "Não era religioso [o motivo do atentado]. Nenhuma religião pode matar pessoas", afirmou.

Ao lembrar os atentados, desabafou emocionado: "O World Trade Center era o trabalho da minha vida".

A associação dos World Trade Centers, da qual ele é fundador e presidente, tem apenas 29 funcionários e todos sobreviveram aos atentados. O escritório ficava no 77º andar da Torre 1.

Tozzoli participa da 32ª Assembléia da World Trade Centers Association. O evento estará aberto ao público entre os dias 15 e 17 deste mês, e é realizado no World Trade Center de São Paulo.


Leia mais:
  • Novos WTCs deverão ser construídos no Brasil

  • Somos um movimento e não vamos parar, diz presidente do WTC

  • Conheça as armas usadas no ataque

  • Saiba tudo sobre os ataques ao Afeganistão

  • Entenda o que é o Taleban

  • Saiba mais sobre o Paquistão

  • Veja os reflexos da guerra na economia
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página