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Brasil Telecom lança serviço de televisão pela internet
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LORENNA RODRIGUES
da Folha Online, em Brasília
A Brasil Telecom lançou nesta quarta-feira um serviço de televisão pela internet. Com o chamado Videon, o telespectador poderá ter acesso a uma série de vídeos que são transmitidos pela internet --como filmes, desenhos e documentários. Os vídeos são armazenados em uma espécie de biblioteca virtual e podem ser acessados a qualquer momento pelo usuário, que poderá ainda pausar, passar para frente ou voltar o filme, por exemplo. É a primeira vez que o serviço de vídeo sob demanda na televisão é lançado no Brasil.
"Estamos trazendo uma experiência que outros mercados já possuem. É um produto de televisão e ficará instalado na sala do cliente, não no computador", explicou o diretor de Videocomunicação da Brasil Telecom, Carlos Watanabe.
Inicialmente, o serviço será oferecido apenas em Brasília, mas a idéia da operadora é expandir o Videon para outras cidades da área em que já opera. O cliente pagará R$ 29,90 por mês para ter acesso a cerca de quinhentos títulos. Além disso, lançamentos de filmes, por exemplo, serão vendidos separadamente por R$ 6,90. A empresa fez parcerias com canais como Cartoon Network, Disney, MGM e Nickelodeon para a oferta de conteúdo.
Além de oferecer um novo serviço, o Videon servirá como um teste para a Brasil Telecom em um projeto mais ousado: oferecer televisão por assinatura. Pela legislação atual, a operadora é proibida de oferecer TV a cabo em sua área de legislação. De acordo com Watanabe, porém, a empresa espera mudanças na lei no futuro, o que a permitirá entrar no mercado televisivo.
"Estamos lançando esse serviço sem a TV por assinatura tradicional somente por essa questão legal. Nossa pretensão é, no futuro, oferecer todas essas opções para o cliente", declarou.
Para utilizar o Videon, o cliente terá que usar um decodificador, uma caixinha parecida com a da televisão por assinatura. Além disso, é obrigatório ter internet banda larga da Brasil Telecom, que custa pelo menos R$ 69,90.
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