Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
16/10/2001 - 12h29

Prazo para recuperação do crescimento nos EUA é incerto, diz Fed

Publicidade

da Reuters

O vice-presidente do Federal Reserve, Roger Ferguson, afirmou hoje que o tamanho do prejuízo dos ataques de 11 de setembro sobre a economia do país ainda é desconhecido.

Apesar de apontar uma melhora nos gastos, após uma redução verificada inicialmente, Ferguson disse que também não é possível prever o tempo necessário para a recuperação do crescimento.

''Se a dimensão do dano econômico causado pelos ataques é desconhecido neste momento, então também é desconhecido o tempo para que o crescimento econômico agregado se recupere'', disse Ferguson à Associação de Mercado de Bônus.

''O gasto parece estar se recuperando da redução inicial, mas, claro, é muito cedo para avaliar qual será a influência no médio prazo'', disse ele, acrescentando que as perspectivas de longo prazo para a economia dos Estados Unidos continuam boas.

Embora o Fed tenha reduzido as taxas de juros em 4 pontos percentuais este ano (de 6,5% para 2,5%), sendo 1 ponto percentual desde os ataques, Ferguson disse ser 'muito cedo para julgar o fortalecimento dessas várias forças -comportamento do consumidor e empresarial, política monetária e fiscal- e de como elas irão se equilibrar''.

Leia mais:
  • Conheça as armas usadas no ataque

  • Saiba tudo sobre os ataques ao Afeganistão

  • Entenda o que é o Taleban

  • Saiba mais sobre o Paquistão

  • Veja os reflexos da guerra na economia
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página