Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
16/10/2001 - 17h35

Mercado começa a reduzir pessimismo após atentados, diz Tesouro

Publicidade

SANDRA MANFRINI
da Folha Online, em Brasília

O mercado está corrigindo o exagero das previsões pessimistas feitas logo após o atentado terrorista aos Estados Unidos, afirmou o secretário-adjunto do Tesouro Nacional, Rubens Sardenberg, em entrevista à Folha Online, sobre o movimento de recuo da taxa de câmbio ontem e hoje e melhora das taxas de juros exigidas pelo mercado para colocação de títulos públicos prefixados (LTN - Letras Financeiras do Tesouro).

Hoje, o dólar registrou queda de 2,09% em relação a ontem, fechando a R$ 2,715, o menor valor desde o último dia 2.

"O mercado estava trabalhando com cenários muito pessimistas, com perspectivas de crise mundial, pouca liquidez. Agora, o mercado está avaliando que o cenário é complicado, mas não de paralisia", afirmou Sardenberg.

Segundo ele, é mais uma correção do exagero do que "propriamente" uma melhora do cenário. Hoje, o Tesouro conseguiu vender R$ 1 bilhão de LTN, com vencimento em 1º de maio de 2002, a uma taxa máxima de 23,80% e média de 23,71% ao ano.

Para a próxima semana, Sardenberg disse que a expectativa é de voltar a ofertar prefixados, nos moldes da oferta de hoje. Tudo, no entanto, vai depender dos ânimos do mercado no decorrer da semana.

Leia Mais sobre o dólar.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página