Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
18/10/2001 - 18h16

Atentados vão acelerar recessão global, diz Fórum

Publicidade

ELAINE COTTA
da Folha Online

Os atentados terroristas do dia 11 de setembro irão acelerar a chegada de uma recessão na economia mundial no curto prazo. A economia global já sofria um processo de desaceleração antes dos ataques.

A previsão faz parte de relatório divulgado hoje pelo Fórum Econômico Mundial, anexo ao ranking de competitividade elaborado pela instituição em parceria com a Universidade de Oxford.

O documento aponta que, em primeiro lugar, os ataques poderão provocar distúrbios na produção global, principalmente no comércio e nos setores de viagens e comunicação.

''Em segundo lugar, e mais importante, os negócios e a confiança do consumidor irão cair'', diz o estudo. Os analistas da instituição destacam que antes dos atentados a confiança do consumidor norte-americano era o que mais influenciava de forma positiva a economia dos EUA, evitando que a desaceleração virasse recessão.

No longo prazo, a instituição destaca que os eventos de 11 de setembro irão marcar e impactar de forma negativa as políticas econômicas, principalmente no que se refere a integração econômica global.

''As possibilidades de um aumento na escala de conflito global, terrorismo e incerteza do mercado irá consequentemente elevar os custos dos negócios entre fronteiras para recordes jamais vistos em décadas'', disse o estudo.


Leia mais no especial sobre atentados nos EUA

Leia mais sobre os reflexos do terrorismo na economia


 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página