Dinheiro
12/10/2007 - 16h23

Aumento do consumo pode levar Fed a manter juros

Publicidade

da France Presse, em Washington

As vendas no varejo aumentaram mais que o esperado em setembro nos Estados Unidos, com um bom desempenho do setor automobilístico em particular, atenuando os temores sobre as repercussões da crise financeira e podendo levar o Federal Reserve (Fed, banco central americano) a manter suas taxas de juros, afirmaram analistas nesta sexta-feira.

As vendas no varejo aumentaram 0,6% em setembro em relação a agosto, e 0,4% sem contar o setor de automóveis, anunciou nesta sexta-feira o departamento de Comércio.

Os analistas esperavam uma alta do índice geral de 0,2% e uma de 0,3% no índice que não considera a venda de veículos. Esta foi a alta mais acentuada desde julho para ambos os índices.

"Este relatório sugere que o consumidor americano está em boa situação econômica, apesar de todos os problemas vinculados ao setor imobiliário", destacou Drew Matus, da Lehman Brothers.

O relatório deve tranqüilizar os economistas sobre as conseqüências da crise do crédito que abalou os mercados a partir de agosto. Receosos de um contágio do consumo, alguns especialistas, entre eles o ex-presidente do Fed, Alan Greenspan, haviam manifestado temores de que a principal economia do mundo entrasse em recessão.

Acompanhe as notícias em seu celular: digite o endereço wap.folha.com.br

 

FolhaShop

Digite produto
ou marca