Compras a prazo crescem 4,10% em setembro, aponta Telecheque
da Folha Online
As compras a prazo cresceram 4,10% em setembro em comparação a igual período do ano passado. Segundo pesquisa da Telecheque, empresa de concessão de crédito no varejo, as transações pré-datadas no comércio representaram 73,35% do total movimentado com cheques em setembro no país, contra o indicador de 70,46% no ano passado.
Para o vice-presidente da instituição, José Antônio Praxedes Neto, o parcelamento deve se intensificar nos próximos meses com as compras de final de ano, favoráveis a produtos de maior valor agregado e de presentes.
Segundo a pesquisa, o Rio Grande Norte lidera o ranking de Estados com índice de pré-datados --cerca de 89% do total de cheques-- e crescimento de 13,24% em relação a setembro do ano passado (78,64%).
Pernambuco e Maranhão aparecem na seqüência, com indicadores de 86,85% e 82,23%, respectivamente. Nestes Estados, o crescimento dos parcelamentos com cheques em relação ao mesmo período do ano passado foi de 4,93% e 7,86%.
Embora seja um dos últimos do ranking, Goiás apresentou a maior alta do indicador de pré-datados. No estado, o valor total das compras parceladas com cheques aumentou 21,20% em setembro deste ano frente a setembro de 2006.
Em contrapartida, a Paraíba registrou a queda mais acentuada entre os 19 estados pesquisados pela Telecheque. O índice de pré-datados de 57,86% verificado no Estado em setembro foi 13,84% inferior ao do mesmo período de 2006 (71,24%).
Acompanhe as notícias em seu celular: digite o endereço wap.folha.com.br
Leia mais
- Comércio cresce pelo 8º mês seguido com alta de 0,7% em agosto, diz IBGE
- Preços ao consumidor desaceleram em SP e têm alta de 0,19%, diz Fipe
- Faturamento do pequeno varejo cai 5,2% em agosto, diz Fecomercio
- Faturamento do pequeno varejo paulista cai 4,1% em julho
- Vendas de eletroeletrônicos crescem 2,51% no semestre
- Produção industrial cai 0,4% em julho após nove altas, aponta IBGE
Especial

