Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
18/10/2007 - 21h27

Anatel analisará operação entre Telefónica e Telecom Italia

Publicidade

da Efe, no Rio

A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) vai analisar na próxima quarta-feira a compra de uma participação da Telecom Italia pela espanhola Telefónica.

Segundo um porta-voz da Anatel, a aquisição do grupo Olimpia e os efeitos da operação no Brasil foram incluídos na pauta da reunião que a diretoria da agência realizará na próxima quarta-feira.

A Telefónica, em associação com um grupo de bancos italianos, anunciou em abril a aquisição dos 23,6% que a Olimpia tinha da Telecom Italia.

No Brasil, a Anatel precisa avaliar se a operação pode dar à Telefónica o monopólio no mercado de celular. A aquisição de parte da Telecom Italia pode fazer com que a Telefónica conquiste uma participação superior a 50% no mercado de telefonia móvel no país.

Isso pode ocorrer se for somada a participação da Vivo (compartilhada por Telefónica e Portugal Telecom) à da TIM (do grupo Telecom Italia).

No Brasil, o grupo América Móvil, que controla a Claro, questionou a operação.

O grupo, do magnata mexicano Carlos Slim, que também chegou a manifestar interesse pela Telecom Italia, apresentou um recurso à Justiça brasileira exigindo acesso aos documentos da operação.

A Claro alegou ser parte interessada no processo, já que a operação pode afetar as condições de competição no mercado nacional de telefonia celular. A Justiça negou à Claro o acesso à documentação. No entanto, o recurso adiou por várias semanas a reunião da Anatel para analisar a operação.

Acompanhe as notícias em seu celular: digite o endereço wap.folha.com.br

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


 

Voltar ao topo da página