ACSP oferece produto que dá "rating" a cliente
da Folha Online
A ACSP (Associação Comercial de São Paulo) anunciou nesta segunda-feira a disponibilização para pequenas e médias empresa de um novo serviço de crédito que dá uma espécie de nota a um cliente que pede crédito.
O produto, chamado de "SCPC/Global FICOScore", dá uma nota --que varia de 300 a 850 pontos-- ao cliente. Quanto maior a pontuação, menor o risco de inadimplência do cliente. O sistema é similar aos "ratings" (notas) --classificação de risco de crédito à empresas dadas por empresas especializadas.
Um programa receberá informações cadastrais e de hábitos de pagamento dos consumidores, usando o banco de dados da ACSP e do cadastro da própria empresa que dará o crédito.
A ACSP acredita que o uso do programa --implantado em parceria com a empresa americana de análise de crédito Fair Isaac-- fará avançar o mercado de crédito no país.
"Com a implantação do novo serviço, mais de 100 milhões de pessoas economicamente ativas poderão ser incluídas no mundo do crédito", informou Roseli Garcia, Superintendente de Produtos e Serviços da ACSP.
O programa, de certa forma, substitui o cadastro positivo --mecanismo em discussão no Congresso Nacional que permite acesso à lista de bons pagadores.
Acompanhe as notícias em seu celular: digite o endereço wap.folha.com.br
Leia mais
- Telecheque vê alta em frequência de cheques honrados
- Sistema permitirá comparar tarifas bancárias
- País tem trava para expansão do crédito
Especial


