Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
26/10/2001 - 07h25

Embratur descarta ajuda financeira à Soletur

Publicidade

SANDRO LIMA
da Folha de S.Paulo, em Brasília

O presidente da Embratur (Empresa Brasileira de Turismo), Caio Luiz de Carvalho, afirmou ontem que está descartada a hipótese de ajuda financeira à Soletur, uma das maiores operadoras de viagens do Brasil, que pediu falência anteontem.

Apesar disso, Carvalho ressaltou que o órgão está empenhado em ajudar todos os clientes da operadora e que com um pouco de paciência todos os casos serão resolvidos.

A Embratur pediu à AGU (Advocacia Geral da União) que encontre um mecanismo para que a empresa possa atuar no processo de falência da Soletur na defesa dos interesses dos clientes da companhia. Juntamente de empresas aéreas, hotéis e locadoras, os clientes estarão entre os credores da operadora.

Para Carvalho, a falência da Soletur foi um fato isolado e não deve comprometer a credibilidade do setor de turismo. "Ninguém fugiu. A operadora faliu, mas os diretores estão dispostos a chegar a um acordo com os clientes", afirmou.

A Embratur acertou com as empresas aéreas Varig e TAM que todos os bilhetes de clientes da Soletur serão honrados. As duas empresas colocaram suas aeronaves à disposição dos clientes da operadora que ainda estejam em trânsito no Brasil e no exterior, segundo Carvalho.

A Embratur também negociou com a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis que os clientes com reservas marcadas até a próxima semana serão atendidos normalmente. Após esse prazo, as reservas serão negociadas com cada cliente.

De acordo com a Embratur, aproximadamente 7.000 clientes já pagaram por viagens e pacotes turísticos à Soletur. Desses, 15% já teriam efetuado o pagamento completo.

"Nós estamos aconselhando esses clientes a suspender os pagamentos feitos por cheque ou cartão de crédito. Como não passam de mil, é possível resolver o problema deles", afirmou o presidente da Embratur.

A Embratur recomenda que todos os clientes da Soletur registrem boletins de ocorrência em delegacias de polícia ou de atendimento ao turista, em órgãos de defesa do consumidor e na Embratur de cada região para garantir o pagamento de eventuais perdas com as viagens.

O ponto forte da Soletur eram as viagens para o exterior, que representavam 50% de seu faturamento. Com a desvalorização cambial em 1999, a operadora começou a ter problemas, que foram agravados após os atentados terroristas de 11 de setembro nos Estados Unidos, que destruíram as torres gêmeas do WTC, em Nova York, e parte do Pentágono, nas imediações de Washington.

Leia mais:

  • Falência da Soletur é reflexo do terrorismo nos EUA, diz ABIH

  • Passagens de clientes da Soletur serão garantidas pela Varig e TAM

  • Cliente da Soletur que ainda não tem passagem deve sustar pagamento

  • Agência é obrigada a embarcar cliente da Soletur, diz Procon

  • Saiba como agir se a operadora de turismo falir ou fechar

  • Atentado acelerou quebra da Soletur; dívida é de R$ 30 mi

  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página