Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
26/10/2001 - 16h11

Norte-americanos ainda temem recessão, aponta pesquisa

Publicidade

da Reuters

Os norte-americanos estão ficando cada vez mais convencidos de que os ataques de 11 de setembro levarão a economia dos Estados Unidos a sua primeira recessão em uma década, segundo pesquisa divulgada hoje.

Apesar disso, menos de a metade dos entrevistados espera que os ataques de setembro afetem as finanças familiares.

A pesquisa realizada pela Conference Board, uma instituição privada de pesquisas, mostrou que 52% dos consumidores dos EUA esperam que os ataques causem uma recessão, enquanto que, no mês anterior, 47% tinham essa visão.

A pesquisa foi realizada em 750 domicílios entre os dias 18 e 19 de outubro. A pesquisa anterior havia sido feita em 18 e 19 de setembro.

Apesar disso, alguns pontos da pesquisa apresentaram melhora. O levantamento indicou que 46% dos norte-americanos esperam que os ataques afetem as finanças de suas famílias, abaixo dos 51% do mês passado.

Cerca de 90% dos norte-americanos disseram que não planejam adiar compras de valor elevado em itens como casas, carros ou utensílios -quase o mesmo número do mês passado.

Sobre adiamento de investimentos, 82% dos entrevistados afirmaram que não planejam postergar investimentos financeiros, contra 80% em setembro.

A confiança dos consumidores dos EUA sobre viagens aéreas também está melhorando, à medida que os ataques de 11 de setembro ficam mais distantes.

A pesquisa aponta que 79% dizem não planejar redução de viagens aéreas, contra 70% que tinham a mesma avaliação no mês anterior.

Leia mais sobre os reflexos do terrorismo na economia

Leia mais no especial sobre atentados nos EUA

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página