Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
30/10/2001 - 13h03

Confiança do consumidor nos EUA é a pior desde fevereiro de 1994

Publicidade

MICHEL BLANCO
da Folha Online

A confiança dos consumidores norte-americanos caiu para 85,5 pontos em outubro, segundo índice medido pelo Conference Board. O resultado é o pior dos últimos sete anos e meio.

Esperava-se em Wall Street que o indicador ficasse em 95,5 pontos, após ter registrado 97,6 pontos em setembro. O impacto dos atentados terroristas na maior economia do mundo levou a confiança do consumidor para o menor nível desde fevereiro de 1994, quando recuou para 79,9 pontos.

O relatório, conduzido pela organização privada com sede em Nova York entre os dias 1º e 19 de outubro, está vinculado aos gastos do consumidor, que correspondem a dois terços do PIB (Produto Interno Bruto) dos EUA. Amanhã, o Departamento de Comércio divulga o resultado do PIB norte-americano no terceiro trimestre.

Os principais fatores que abalaram a confiança dos consumidores são as contínuas demissões e os crescentes casos de contaminação por antraz registrados no país, que já provocaram a morte de três pessoas.

Entre as últimas empresas que engrossaram a lista dos desempregados estão Eastman Kodak e Sears.

A maior fabricante de equipamentos fotográficos do mundo anunciou na semana passada corte de 4 mil empregos, enquanto a Sears, maior operadora de lojas de departamentos do mundo, disse que demitirá 4.900 funcionários.

Leia mais:
  • Nasdaq recua 2,75% e Dow Jones, 1,93%

  • Conheça as armas usadas no ataque

  • Saiba tudo sobre os ataques ao Afeganistão

  • Entenda o que é o Taleban

  • Saiba mais sobre o Paquistão

  • Veja os reflexos da guerra na economia



  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página