Anatel vai priorizar acesso a serviços pelos mais pobres, diz presidente
LORENNA RODRIGUES
da Folha Online, em Brasília
O presidente da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), Ronaldo Sardenberg, disse nesta segunda-feira que a agência deverá priorizar o acesso a serviços pelos mais pobres, bem como os interesses específicos dos consumidores.
Durante a cerimônia de comemoração dos 10 anos da agência, o presidente destacou a expansão da telefonia nesse período, principalmente da móvel, que saltou de 4,6 milhões de usuários em 1997 para 112 milhões neste ano.
"Estamos chegando a uma situação em que o interesse do usuário e dos consumidores que não tem acesso passou a ser uma preocupação central. A Anatel está mudando sua cultura", afirmou.
Sardenberg disse ainda que a Anatel será reestruturada, para equilibrar a função regulatória da agência com o atendimento das demandas sociais. "A reorganização é relevante para a agência. A Anatel tenderá a desburocratizar a tramitação dos processos, ganhar agilidade e dinamismo no atendimento às demandas da sociedade", declarou.
O presidente destacou a convergência entre as tecnologias, que deve ser regulada pela agência. Ele disse que a Anatel trabalha para permitir às empresas explorarem modelos de convergência e, com isso, atrair investimentos para o país.
Ele citou como exemplo a aprovação dada pela Agência para que a Telemar explorar serviços de TV por assinatura e disse que isso trará mais competição para o setor.
"Espero que [as decisões da agência] caminhem nesse sentido, mas seria arrogante prever as decisões que o conselho tomará em termos específicos", concluiu.
Acompanhe as notícias em seu celular: digite o endereço wap.folha.com.br
Leia mais
- Oi planeja dobrar número de cidades com banda larga até 2008
- Anatel aprova compra da TVA pela Telefônica em SP
- STJ confirma legalidade da assinatura básica de telefone fixo
- Livro ensina famílias a organizar o orçamento da casa
Especial

