Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
08/11/2007 - 18h49

Petrobras prevê produção-piloto de 100 mil barris em Tupi a partir de 2011

Publicidade

CIRILO JUNIOR
da Folha Online, no Rio

A Petrobras planeja iniciar uma produção-piloto de 100 mil barris por dia no campo de Tupi a partir de pelo 2011. Situado na na Bacia de Santos, a área só deverá começar a produzir em escala comercial daqui a pelo menos seis anos, estimou o diretor de Exploração e Produção da Petrobras, Guilherme Estrella.

Antes, no entanto, a Petrobras vai iniciar produção na área de "Pré-sal" (800 metros de extensão entre a costa de Santa Catarina e o Espírito Santo) em 2009, disse o presidente da companhia, José Sergio Gabrielli.

O óleo será produzido na Bacia de Campos, no estado do Espírito Santo, na área denominada de Parque das Baleias, onde a Petrobras já fez descobertas anteriores.

Custos triplicados

Estrella ressaltou que os custos para a exploração em regiões tão profundas devem ser bastante elevados. "À medida em que se dobra a profundidade, o custo para se explorar petróleo triplica", afirmou.

Até hoje, a Petrobras produziu petróleo, no máximo, a 2.700 metros de profundidade. Estrella observou que os reservatórios encontrados em Tupi são semelhantes aos que já haviam sido encontrados, o que indica uma continuidade dessas áreas. O que, segundo ele, amplia as chances de haver reservas gigantes em toda a extensão do "Pré-sal".

O diretor disse ainda que a Petrobras vai avaliar como vai usar o gás associado nos campos da região "Pré-sal". Como os campos estão em áreas distantes até 250 quilômetros da costa, a companhia está mapeando tecnologias para aproveitar o gás da melhor forma, sem desperdiçá-lo.

Entre as possibilidades avaliadas, está a liquefação do gás na costa, a compressão do insumo, e até mesmo a instalação de unidades termelétricas flutuantes. Nesse caso, a energia elétrica produzida a partir do gás seria transmitida por cabos submarinos.

Acompanhe as notícias em seu celular: digite o endereço wap.folha.com.br

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página